10 aplicações que podem facilitar o seu décimo mês
São mais do que aplicações, na verdade. Afinal, a internet armazena uma quantidade imensa de soluções interativas que podem facilmente ajudá-la a agilizar a sua rotina diária numa altura em que todos os apoios são poucos. Hoje preferimos focar-nos nas funcionalidades e nas aplicações práticas que estas apps podem ter na sua vida. O smartphone não tem um par de braços, mas, como no décimo mês toda a ajuda é bem-vinda, ter uma máquina a colaborar consigo é para lá de boa ideia.
1. Diário de Amamentação
Os diários de amamentação servem para organizar os ciclos de alimentação do bebé. A oferta disponível é ampla e variada, mas quase todas as versões permitem o registo das horas a que o bebé foi alimentado e durante quanto tempo foi alimentado. Para além disso, este tipo de aplicação costuma trazer também uma opção que lhe permite ativar alarmes que estimam a hora em que o bebé deve voltar a comer.
Para as mães que não estão a amamentar, existem alternativas semelhantes, mas adaptadas à realidade do biberão. A diferença, neste caso, é que pode manter registos do leite que tem armazenado e das quantidades extraídas com a bomba, para manter tudo sob controlo.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: amamentação; diário; alimentação; bebé.
2. Embalador
Referimo-nos àquelas aplicações que ajudam a adormecer os bebés. O grande argumento destas apps é o arquivo de sons relaxantes que podem auxiliar a mãe a adormecer a criança com mais facilidade. Descarregue uma destas e deixe-a fazer a sua magia quando for hora de dormir - tente só não adormecer primeiro do que a criança.
Se preferir algo mais melódico, também pode recorrer às tradicionais aplicações de streaming de música e pesquisar por qualquer coisa como “baby sleep” para encontrar várias listas de reprodução com músicas adequadas ao efeito.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: bebé; dormir; relaxar; sons.
3. Caixinha de Medicamentos
Caso o seu bebé venha a precisar de medicação, pode recorrer a uma destas aplicações para se recordar da hora do remédio e dosagem a administrar. É uma solução prática para as mamãs que precisam de gerir a medicação dos seus filhos.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: bebé; medicação; febre.
4. Babysitter Eletrónica
Se há coisa que os smartphones e os tablets fazem bem é concentrar as funcionalidades de muitos aparelhos num equipamento só. Mas isso não aconteceu apenas com os objetos mais comuns, como os calendários e as calculadoras, mas também com os já tradicionais intercomunicadores e monitores para bebé. As versões disponíveis nas lojas de aplicações permitem fazer dois tipos de leitura: visual, com um telefone a filmar e outro a receber as imagens; e sensorial, em que um telefone é utilizado para monitorizar os movimentos e respiração do bebé, e o outro para receber notificações sobre movimentos mais bruscos.
Algumas destas apps também funcionam em parelha com outros equipamentos eletrónicos, como smartwatches, por exemplo, o que lhe permite vigiar o bebé diretamente no seu pulso.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: monitor; bebé.
5. Álbum de Memórias
Com uma criança a seu cargo, novas rotinas e poucas mãos para ajudar, é normal que não haja espaço nem tempo para organizar ou partilhar as memórias que vai registando. Mas o smartphone não facilita apenas a captação. Com a app certa, pode criar álbuns e linhas do tempo e partilhar tudo com a família de forma praticamente instantânea. Na prática, é quase como se criasse uma rede social, no verdadeiro sentido da expressão, em torno da infância do seu filho e apenas com a família e amigos por perto.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: family; baby; memory; album.
6. Gestor de Tarefas
No décimo mês, o bebé requer tanta atenção que por vezes é difícil, só com recurso à memória, lembrar-se de todos os cuidados e pormenores com que tem de lidar. Por isso, porque não concentrar a gestão de todas essas tarefas numa só app? A ideia é assinalar sempre que mudar uma fralda, quantas horas dormiu o bebé ou quanto leite bebeu ele durante o dia. É uma espécie de diário de amamentação, mas mais completo, onde pode registar tudo.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: organizar; agenda; bebé.
7. Organização Familiar e Doméstica
Há quem consiga manter tudo sobre controlo, com mais ou menos ajuda, mas há quem não consiga. É tão simples quanto isso. O que não faz mal nenhum é contar com a ajuda de uma agenda digital, onde pode manter todos os eventos familiares, listas, planos de refeições, receitas e outros afazeres. Ideal para não perder o fio à meada no que toca à organização familiar.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: organizar; família; agenda.
8. Companheiro Virtual de Gravidez
Se ainda vai a caminho do décimo mês, estas apps são as melhores amigas virtuais que pode arranjar. Nas lojas de aplicações existem versões muito completas, que lhe dão um contexto mais científico sobre a sua fase de gestação e aliam toda essa informação a outras opções que lhe permitem registar o seu peso e os pontapés do bebé, arquivar fotografias da barriguinha e comunicar com outras grávidas.
Para o décimo mês, recomendamos uma solução do género, mas que lhe permite acompanhar o desenvolvimento cognitivo do bebé, para ficar a par de todos os desenvolvimentos que estão a ocorrer, mas que não consegue ver.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: gravidez; diário; acompanhamento.
9. Personal Trainer
É complicado haver vontade para fazer exercício físico, especialmente em fases mais avançadas da gestação, mas se construir uma pequena rotina, com exercícios simples, e a levar avante durante os últimos meses da gravidez, quem é que a vai parar durante o décimo mês? É por isso que a aconselhamos a equipar o seu telemóvel com um destes personal trainers virtuais. E há vários que foram especialmente desenhados para mulheres grávidas e que a podem continuar a acompanhar depois do parto. A ideia é desentorpecer os músculos e as articulações para que a preguiça não leve a melhor numa altura em que a vida a quer mais viçosa.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: grávida; exercício.
10. Baby Trainer
O nome não é o melhor - e pedimos desculpa por isso - mas o que é que chamaria a uma aplicação que lhe dá exercícios diários para começar a estimular os músculos e a mente do seu bebé? Devagarinho, devagarinho e sempre com conta, peso e medida, claro.
Como pesquisar? Utilize as seguintes palavras-chave: baby; sparks.