Amamentação: devo amamentar até quando?
Amamentar é considerada uma forma de ligação que incentiva o desenvolvimento saudável e psicoafetivo do bebé e fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o filho. Contudo, muitas mamãs têm dúvidas sobre até quando devem amamentar e quais os benefícios de prolongar a amamentação. Assim, é necessário estar informada, de modo que este gesto natural possa ser vivido em plenitude para ambas as partes.
Deve-se amamentar até que idade?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam amamentadas de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida, com a introdução gradual de outros alimentos (sopas, papas, etc.) a partir dos seis meses, continuando a amamentação até aos dois anos.
Esta recomendação baseia-se em vários benefícios documentados:
- Nutrição: o leite materno contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebé, rico em hidratos de carbono e lípidos;
- Proteção Imunológica: o leite materno é rico em anticorpos que ajudam a proteger o bebé contra infeções e doenças;
- Vínculo Afetivo: a amamentação promove um forte vínculo emocional entre mãe e filho, importante para o desenvolvimento emocional da criança;
- Saúde da mãe: além de reduzir a probabilidade de desenvolvimento de tumores da mama e ovários, ajuda também na contração e recuperação do útero reduzindo o risco de hemorragia no pós-parto.
É normal ter dor ao amamentar?
Não é considerado normal sentir dor durante a amamentação. Contudo, algumas mães sentem-na durante as primeiras semanas, sendo que esta dor tende a diminuir ou até mesmo desaparecer. As suas causas incluem:
- Pega Incorreta: a utilização de técnicas incorretas durante a amamentação, como fricção excessiva da língua do bebé ou compressão inadequada do mamilo, pode levar ao aparecimento de dor e fissuras nos mamilos;
- Ingurgitamento Mamário: sensação de mama cheia, tensa e quente, podendo causar desconforto significativo;
- Mamilos gretados: rachaduras ou fissuras nos mamilos, que podem causar dor e sangramento durante a amamentação;
- Mastite: inflamação da mama, que se manifesta por dor, vermelhidão, inchaço e, em alguns casos, febre. A obstrução dos ductos mamários (canais de saída do leite) pode ser um fator contribuinte para o desenvolvimento da mastite.
Para aliviar a dor, é importante:
- Garantir que o bebé está a fazer uma pega correta;
- Amamentar com frequência para evitar o ingurgitamento;
- Procurar ajuda de um profissional de saúde se a dor persistir.
A amamentação é um ato natural que proporciona inúmeros benefícios para mãe e para o bebé! A decisão sobre até quando amamentar deve ser baseada em informações precisas e nas necessidades e desejos individuais. Consultar profissionais de saúde pode ajudar a tirar as suas dúvidas e proporcionar o apoio necessário para uma amamentação bem-sucedida e prolongada.
Fontes: