Cuidar dos seus seios
Os seus seios precisam de um cuidado especial quando está a amamentar, especialmente nos primeiros dias e semanas, enquanto ainda se está a habituar.
Dar de mamar nos primeiros dias nem sempre é fácil. Os seus seios podem perder leite entre as mamadas, os seus mamilos podem ficar doridos e gretados e pode até ficar com os canais lactíferos entupidos ou desenvolver uma infeção dolorosa.
Contudo, a maior parte dos problemas são temporários, por isso, tenha paciência. Deixamos-lhe aqui algumas sugestões e conselhos úteis para lidar com os problemas mais comuns.
Ultrapassar o ingurgitamento
Parece assustador, mas é só o termo médico para o enorme aumento dos seus seios quando sobe o primeiro leite, normalmente alguns dias depois do parto. É causado por um aumento do fluxo sanguíneo nos seios e pode fazer com que eles fiquem inchados, duros e doridos. Também pode acontecer mais tarde, se falhar alguma mamada e o leite se acumular.
As boas notícias é que o ingurgitamento normalmente só dura um a dois dias e pode ser aliviado:
-
Dê frequentemente de mamar ao bebé e sempre que ele quiser: certifique-se de que o seu bebé pega corretamente na mama para conseguir esvaziar quase todo o leite.
-
Massaje os seios enquanto o bebé está a mamar: isto encoraja a circulação do leite e alivia o inchaço.
-
Aplique folhas frescas de couve: esta é uma mezinha caseira e não há muitos estudos que comprovem o seu funcionamento, mas aplicar folhas frias de couve fresca nos seus seios pode ajudar a fazer fluir o leite e tem um efeito calmante. .
-
Use uma bomba de extração de leite: se o seu bebé não esvaziar completamente o leite, pode experimentar aliviar o desconforto com uma bomba de extração, à venda nas Farmácias, ou pode extrair o leite manualmente (peça à sua enfermeira parteira para lhe ensinar).
-
Tome analgésicos: se tem muitas dores e desconforto, experimente tomar paracetamol, mas não exceda a dosagem recomendada.
REFERÊNCIAS: