Febre no pós-parto
Está na fase do pós-parto e começaram a surgir sintomas de dor no corpo e febre? Neste artigo vamos partilhar tudo o que precisa de saber, como proceder, e o que a febre nesta fase de recuperação pode indicar.
Febre no pós-parto: como acontece
O pós-parto é uma fase delicada para as recém-mamãs que estão agora a adaptar-se a uma nova realidade que muda tudo nas suas vidas. O corpo está em fase de recuperação pelas mudanças físicas radicais que ocorreram durante o nascimento do bebé e, por conseguinte, podem surgir sintomas súbitos como o caso da febre.
Na verdade, o surgimento de febre é comum em algumas mulheres nos primeiros dez dias após o parto. Existem algumas causas que podem levar ao seu aparecimento, entre elas:
- Endometrite: Esta é a condição mais comum que decorre nas recém-mamãs. Trata-se de uma inflamação no útero proveniente do parto que, para além de gerar febre, gera também inchaço do útero, dores durante a relação sexual e, possível sangramento.
- Mastite: A mastite é uma inflamação que ocorre no tecido mamário nos primeiros tempos em que a mãe amamenta o bebé. Esta inflamação pode despoletar dor e inchaço na zona, podendo levar também ao aparecimento de outras dores corporais, cansaço e febre.
- Infeções na ferida cirúrgica: Os sintomas de febre podem, também, ocorrer devido a possíveis infeções na zona da ferida cirúrgica, seja pelo parto cesariana ou parto normal.
Febre: como tratar
Como saber que estou com febre? Para medir a febre, utilize um termómetro. Caso o termómetro indique uma temperatura superior a 38ºC, confirma-se que está com febre. Alguns sintomas de febre incluem:
- Transpiração;
- Arrepios pelo corpo;
- Dores musculares e dor de cabeça;
- Sensação de perda de força;
- Temperatura quente.
Como baixar a febre? Deixamos quatro dicas para a ajudar:
- Dica 1: Mantenha-se hidratada ao longo do dia;
- Dica 2: Repouse ao máximo para recuperar mais facilmente;
- Dica 3: Mantenha-se num local arejado, com temperatura amena;
- Dica 4: Alimente-se ao longo do dia, mesmo com pouca vontade.
Quando a febre não baixa, pode precisar de recorrer ao uso de medicação. O medicamento mais utilizado é paracetamol. No entanto, deve consultar o seu médico para que possa indicar-lhe qual o medicamento mais adequado na sua situação.
O que evitar fazer em caso de febre
Existem algumas situações específicas que deve evitar quando está com febre, entre elas:
- Evite temperaturas excessivas no banho, opte por água morna;
- Evite vestir demasiada roupa ou tapar-se com um edredom excessivamente quente;
- Evite esforços físicos.
O que a febre alta pode causar
A febre é considerada alta a partir dos 39ºC. Nestas situações é imperativo agir para evitar quadros graves de mal-estar. A febre alta pode levar a sentir pressão baixa, que fique muito pálida, sinta confusão nos seus pensamentos e tenha convulsões. Além disso, a febre alta aumenta o risco de desidratação, o que pode ser prejudicial para a saúde da mãe.
Quando a febre é preocupante deve dirigir-se às urgências para que possam auxiliá-la o quanto antes. Lembre-se, cuide de si para que possa também cuidar do seu bebé com maior tranquilidade e conforto.
Fonte:
- https://www.lecturio.com/pt/concepts/febre-pos-parto/
- https://www.cuf.pt/saude-a-z/mastite
- https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/cuidados-p%C3%B3s-parto-e-dist%C3%BArbios-associados/endometrite-p%C3%B3s-parto
- https://www.cuf.pt/mais-saude/o-que-fazer-para-baixar-febre
- https://www.sns24.gov.pt/tema/sintomas/febre/
- https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/biologia-das-doen%C3%A7as-infecciosas/febre-em-adultos
- https://www.tuasaude.com/como-combater-a-febre/