Hemorroidas no pós-parto
A gravidez é normalmente acompanhada de vários sintomas que dependem do organismo de cada mulher. O corpo da mulher reage naturalmente e adapta-se, em consequência do esforço adicional que lhe é pedido, enquanto decorre o desenvolvimento do feto ou mesmo durante o parto.
As hemorroidas podem surgir mais para o fim da gravidez, por volta do 3º trimestre de gestação ou no pós-parto.
O que causa hemorroidas
As hemorroidas são vasos sanguíneos dilatados mais ou menos salientes no canal anal. O que causa a hemorroida é o aumento da pressão sanguínea. As hemorroidas podem ser externas ou internas, conforme se desenvolvem no exterior ou interior do ânus, podendo coexistir.
A causa mais comum da hemorroida externa é a prisão de ventre devido ao uso de força localizada e excessiva para evacuar, mas também pode ser causada por fezes moles em situações de diarreia, sedentarismo, obesidade, estar de pé ou sentado demasiado tempo.
Em contrapartida, o que causa a hemorroida interna pode ser também o sedentarismo, mas na maior parte das vezes tem origem em hábitos alimentares ou simplesmente devido ao hábito de permanência prolongada na sanita. A hemorroida não é perigosa e na maior parte dos casos não é grave, mas causa na maioria das vezes desconforto, comichão ou ardor.
Na gravidez é normal o aumento do volume sanguíneo e da pressão sanguínea por baixo do útero devido ao peso do bebé, mas isso também pode ser causado por prisão de ventre ou em consequência de traumatismo/esforço associado ao trabalho de parto.
Já sabemos como surge e porque surge a hemorroida e como se pode evitar/prevenir, mas depois de se identificar e saber da sua existência, por exemplo, através de vestígios de sangue no papel higiénico, ao limpar, nas fezes ou até na sanita, pode ocorrer dor ao evacuar e surgimento de algum inchaço da zona anal.
Como eliminar as hemorroidas
Se lhe diagnosticarem hemorroidas, saiba como pode cuidar e tratar, adotando algumas regras para combater/acabar com as hemorroidas:
● Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras que ajudam a regularizar o trânsito intestinal e ingerir diariamente litro e meio a dois litros de água, evitando que as fezes fiquem mais duras; que podem causar dano devido ao maior esforço exercido para defecar;
● Movimentar-se, evitando manter a mesma posição durante muito tempo e evitar usar vestuário apertado que possa causar demasiada fricção das partes irritadas;
● Procurar adquirir hábitos regulares do seu ritmo intestinal escolhendo o mesmo horário para ir diariamente à casa de banho, demorando apenas o tempo necessário;
● Evitar o uso excessivo de laxantes que provocam alterações do trânsito intestinal;
● Usar pomadas, que aliviem os sintomas de irritação causada pelas hemorroidas.