Está pronta? A sua lista de artigos imprescindíveis para o pós-parto
Quando se está grávida, o trabalho de parto e o parto em si parecem estar bem presentes no seu pensamento, mas também é importante estar preparada e organizar tudo o que vai precisar depois disso.
Aqui tem 14 coisas que deve planear e comprar com antecedência:
Coisas que vai precisar no hospital
- Pensos higiénicos pós-parto: Os normais não são suficientes e os tampões não são indicados por causa do risco de infeção, etc.
- Cuecas descartáveis: Acredite em nós, não vai querer guardar as cuecas que usar nesses primeiros dias.
- Leggings escuras, calças de pijama e t-shirts largas: As camisas de noite brancas podem ficar bem nas fotografias, mas não são nada práticas nesses primeiros dias.
- Roupa larga: Não espere caber logo nas suas calças skinny ao fim de um dia ou dois, o útero demora uma semana ou mais para contrair até ao tamanho normal e o peso a mais vai demorar meses a perder, por isso, certifique-se que leva as suas calças de grávida.
- Robe e chinelos: Vai precisar deles para ir a correr pelo corredor fora à casa de banho.
- Crie um grupo de e-mail: Evite ter de mandar imensas mensagens e fazer inúmeros telefonemas ao criar um grupo de e-mail para dar detalhes do nascimento do bebé e mandar uma fotografia, ou crie um grupo fechado no Facebook.
- Artigos básicos para amamentação: Vai precisar de um soutien de amamentação com abertura à frente, discos absorventes e pode dar jeito ter creme para os mamilos.
- Maquilhagem e toilette: Uma lata de champô seco, um creme facial hidratante com um pouco de cor, e um toque de batom podem acabar com aquele aspeto de quem foi atropelada por um autocarro. Vai ficar aliviada por ter feito esse esforço quando vir as fotografias.
Mais adiante:
Os seus primeiros dias em casa costumam ser dedicados à alimentação e ao sono do seu bebé, por isso, é útil preparar algumas coisas com antecedência. Para além dos básicos como um berço ou alcofa, pode ser útil pensar no seguinte:
- Contrate um serviço de entrega de comida pela Internet: É menos uma coisa em que pensar e pode facilitar-vos bastante a vida.
- Aceite as ofertas de ajuda: Sabe aqueles parentes que perguntam o que podem fazer para a ajudar? Peça-lhes que cozinhem uma refeição e lha levem a casa, ou que tratem da roupa e lavem a loiça.
- Invista numa bomba de tirar leite: Tirar leite e guardá-lo no frigorífico ou congelador significa que o seu parceiro pode dar algumas das refeições do bebé, e dar-lhe a si uma folga nas noites.
- Não se esqueça dos biberões: Se vai dar biberão, seja exclusivamente com leite infantil ou com leite materno vai precisar pelo menos de seis biberões mais o equipamento de esterilização.
- Abasteça-se de couve lombarda: Não é uma mezinha de comadres. As folhas de couve, cruas e arrefecidas no frigorífico podem ajudar a acalmar as mamas inflamadas nos primeiros dias da descida do leite e ajudam a prevenir o ingurgitamento.
- Encha uma almofada de hemorroidas: Se tiver pontos ou hematomas pode ser útil sentar-se num anel insuflável para aliviar a pressão na zona perineal. Um saco de ervilhas congeladas estrategicamente colocado também ajuda.