Massagem no pós-parto

A maior parte das mulheres que são mães sentem-se particularmente felizes com essa fase da sua vida, embora também possam ansiar por recuperar o corpo que tinham antes do parto.

Durante o período de gestação é natural que o corpo se transforme e ocorram alterações músculo-esqueléticas durante a gravidez e mesmo perante um parto normal, sem recurso a cesariana, o corpo é exposto a um esforço adicional e que pode provocar algum stress e e ser recomendada a prática de exercício físico.

Uma massagem anti-stress é uma massagem relaxante, como o próprio nome indica, que contribui para um completo relaxamento e melhoria do bem-estar geral, aumentando a circulação sanguínea e promovendo a oxigenação das células. 

O que são então massagens relaxantes e quais os seus benefícios?

Uma massagem relaxante, em regra, é uma técnica que utiliza apenas as mãos na musculatura do corpo com utilização adicional de óleos vegetais ou cremes que facilitam a libertação de uma hormona chamada ocitocina que combate a tensão muscular, estimula a drenagem linfática, auxiliando na libertação de toxinas e aumentando a elasticidade da pele.

É por isso que a massagem no pescoço tem esse efeito, devido à existência de gânglios linfáticos, que são pequenos nódulos que filtram substâncias nocivas e que existem particularmente no pescoço, mas também nas axilas e virilhas. 

A massagem terapêutica permite trabalhar locais específicos do corpo como, por exemplo, quando for aconselhável massajar a barriga ou até o útero em situações de massagem pós-parto.

No pós-parto pode também fazer uma automassagem diária na barriga (10 a 15 minutos) que ajuda a combater a flacidez e as estrias, diminui a acumulação de líquidos e reduz a celulite.

Como massagear o útero pós-parto

 

Após o parto, depois de expulsar a placenta, também pode justificar-se uma massagem do abdómen que evite uma hemorragia, ajudando o útero a contrair e, por aconselhamento médico, eventualmente relacionado com dores no nervo ciático ou questões de inchaço nas pernas, ou varizes pode também justificar-se uma massagem mais íntima das vias uterinas. Pode ver alguns exemplos de técnicas de massagens para fazer em casa neste artigo.

Viva os momentos mágicos que representam a gravidez e o nascimento tão esperado do(s) seu(s) filho(s) mas não deixe de cuidar também de si.

Fontes: