O impacto do amor durante a gravidez

Estar numa relação enquanto se espera por algo tão feliz como um filhote, é lindo. Toda a curiosidade, alegria e nervosismo de conhecer a sua pessoinha em ponto pequeno, partilhada com quem mais ama!

No entanto, a sua relação é um fator muito importante durante os meses de gestação. É essencial que tenha confiança e estabilidade com o seu parceiro ou parceira. A sua felicidade é também a do seu bebé!

Há alguns aspetos que, como futura mamã, deve ter em conta neste período tão valioso. Saiba o que a sua relação pode mudar em si e na sua gravidez!

Sabia que a grávida infeliz no amor corre maior risco de desenvolver uma infeção? O estudo norueguês Mother and Child Cohort Study (MoBa), de 2016, concluiu que uma relação infeliz tem impacto não só na grávida como também no bebé. Isto porque o estado psicológico afeta o sistema imunitário.

A mulher insatisfeita na sua relação pode entrar num estado permanente de stress ou tristeza. Estes sentimentos podem ter origem numa relação conflituosa ou não gratificante, e podem levar à ansiedade e à depressão na gravidez. Estas emoções podem ser prejudiciais para a mamã e para o pequenote, até ao seu primeiro ano de vida.

Apesar do estudo não demonstrar uma relação direta, retrata que as mulheres mais insatisfeitas reportam doenças mais frequentes no período de gestação. Isto quer dizer que fica mais fragilizada, e o seu bebé passa a ter mais tendência a desenvolver gripes ou a apanhar infeções.

Por outro lado, a mamã feliz na sua relação é, por norma, mais emocionalmente estável. O seu sistema imunitário é também mais forte, protegendo-a a si e ao seu bebé!

Pode parecer assustador, até porque os sentimentos menos positivos são inevitáveis. Não tenha medo, reduzir os riscos baseia-se em viver um estilo de vida calmo e feliz. Evite conflitos e proporcione um ambiente de amor para a chegada do seu pequeno!

Fonte: