O seu recém-nascido tem cólicas e não a deixa dormir a noite toda? Eis o que fazer
As cólicas afetam os recém-nascidos durante dias e noites contínuas. Podem ser um verdadeiro sofrimento tanto para o bebé como para os pais, que querem ajudar e não sabem como.
Se o seu recém-nascido tem cólicas e não sabe o que fazer, leia o nosso artigo para compreender melhor esta ocorrência e receber algumas dicas!
Cólicas no recém-nascido – porque ocorrem e quando começa?
A cólica em recém-nascido é normal e ocorre nos bebés por ainda não conseguirem libertar corretamente o ar do seu corpo. O bebé pode ingerir ar a mais quando utiliza a chucha, quando mama muito depressa ou quando está com o nariz entupido e acaba por respirar pela boca, entrando mais ar.
E quando começa a cólica em recém-nascido? Por norma começa por volta da terceira semana de vida.
A acumulação de gases acaba por criar uma distensão intestinal, que provoca dor no bebé, fazendo com que chore sem parar.
Como identificar cólica no recém-nascido? Alguns sinais de que o bebé tem cólicas são: chora subitamente, sem parar; os episódios de choro são muito intensos, quase gritos; tem a face vermelha e o abdómen tenso; por muito que tente consolar o bebé, não consegue acalmá-lo.
Cólicas no recém-nascido – o que fazer e como tratar?
O seu bebé tem cólicas? Vamos aprender a acalmar. Primeiro é muito importante que o ambiente em que o bebé se encontre seja sereno. Além disso, os pais devem estar calmos. Caso os pais se sintam exaustos, aconselhamos que, se possível, peçam ajuda a familiares ou amigos para terem um momento para descansar. Às vezes, bastam alguns minutos de silêncio para recarregar as energias.
Lembre-se que a ansiedade dos pais pode ser transmitida ao bebé, e isso pode tornar mais desafiante controlar os períodos de choro. Por isso, tente encher-se de paciência e adote algumas das nossas técnicas!
Eis o que pode fazer:
- Oferecer uma chucha;
- Embalar o bebé suavemente nos braços com movimentos ritmados e delicados;
- Usar um marsúpio para embalar o bebé;
- Mudar de divisão da casa ou mesmo sair à rua para o bebé mudar de ambiente – sempre num espaço sereno;
- Dar um banho de água morna;
- Realizar massagens delicadamente no abdómen do bebé.
A forma como o bebé é alimentado também pode influenciar a ocorrência de cólicas. No caso do bebé ser alimentado com biberão, é importante alimentá-lo numa posição mais vertical, fazendo pausas para arrotar.
Para bebés que mamam exclusivamente, é recomendável não deixar o bebé a mamar demasiado tempo e fazer pausas para arrotar, para ajudar a reduzir o ar ingerido.
E será que pode dar medicamentos ao bebé para aliviar cólicas? A resposta é sim. Mas embora haja diversos medicamentos e produtos disponíveis para aliviar as cólicas, devem ser administrados apenas com a devida orientação médica, pelo que aconselhamos uma ida ao pediatra para orientar os pais sobre o que fazer!
Fontes: